De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

ICMBio na Flona Amazonas e Parna Pico da Neblina

01/01/2012

Fonte: http://www.secoya.org.br/



A recente política do ICMbio no sentido de reavivar as Unidades de Conservação de responsabilidade federal sobreposta a Terra Indígena Yanomami trouxe novas preocupações para o povo Yanomami. De fato, a Floresta Nacional Amazonas (Flona Amazonas), localiza-se em sua quase totalidade dentro dos limites do território Yanomami criando uma situação de superposição que poderá vir a gerar mais problemas para a população Yanomami.

A assembléia, após ouvir as justificativas da representante do ICMBio responsável pela Flona, realizou avaliação do problema da superposição da Flona Amazonas sobre a "Terra Indígena Yanomami" e decidiu:

- Reivindicar a PARALISAÇÃO do processo de formação do Conselho da FLONA Amazonas , para solicitar a formação de um fórum de consulta pública onde os Ministérios da Justiça e o Ministério do Meio Ambiente promovam um debate a fim de solucionar a incompatibilidade jurídica entre a legislação vigente sobre a "FLONA do Amazonas" e sobre a "Terra Indígena Yanomami". Após esta definição a nível jurídico e ministerial, garantir o processo de consulta necessário para tomada de decisão pelo povo Yanomami.


Parque Nacional do Pico da Neblina

Foram escolhidos os seguintes representantes Yanomami do rio Marauiá para compor o Comitê Gestor do Pico da Neblina:
Conselheiro: Cassiano Ironasteri Yanomami do Bicho Açu;

Suplente: Jeremias Xamatauteri Yanomami do Komixiwë (Missão Marauiá).
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.