De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Avião faz pouso forçado na área Yanomami

11/02/2004

Fonte: Brasil Norte-Boa Vista-RR



Uma aeronave Cesna da empresa Paramazônia estava desaparecida desde quinta-feira na região de Surucucus, na reserva indígena Yanomami.
Além do piloto, conhecido pelo apelido de Vivi, duas enfermeiras (Elaine e Rosemary) da ONG Urihi Saúde Yanomami estavam no avião. Ontem um helicóptero encontrou os passageiros, numa praia no rio Mucajaí. Segundo informações, o avião fez um pouso forçado devido problemas técnicos na hélice que quebrou. O presidente da Urihi, Cláudio Esteves disse que ontem mesmo, os enfermeiros e o piloto foram resgatados e passam bem.

Segundo Cláudio, o avião deveria retornar por volta das 16 horas de ontem, mais até a noite não havia chegado e estava sem comunicação. Na manhã de ontem logo cedo, foram acionados quatro aeronaves e dois helicópteros para fazer as buscas e o resgate.
Por volta do meio dia, um dos helicóptero localizou o avião na praia do rio Mucajaí. Segundo o piloto, que também e dono da empresa Paramazônia quando ele detectou o problema veio planando até encontrar um local para aterrisar. A hélice do avião quebrou. A duas possibilidades, de ter batido nums árvore ou em algum pássaro .

O piloto e as enfermeiras foram visto ainda na noite por índios Yanomami que estavam pescando próximo e lhes deram comida e biju . Eles passaram a noite na praia e foram resgatados por volta do meio dia de ontem.
Cláudio Esteves disse que mesmo assim o DAC - Departamento de Aviação Civil -, vai investigar o caso para saber o que exatamente aconteceu. "Foi apenas um susto, graças a Deus tudo acabou bem e nossos profissionais já estão em casa com seus familiares", desabafou Cláudio .
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.