De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Dia do Índio: Publicação do MPF/MS apresenta as sete etnias do estado

18/04/2012

Fonte: MPF - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/



Terceira edição da revista Tekoha conta a história de etnias que foram consideradas extintas em MS e relata a importância dos índios na Guerra do Paraguai.


O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) lança hoje, 18 de abril, a terceira edição da revista Tekoha, publicação digital em comemoração ao Dia do Índio. Nesta edição, a revista apresenta a história, a cultura e a tradição de todas as sete etnias presentes no estado.

A publicação ainda traz surpresas. Ela relata como três etnias, consideradas extintas no início do século passado, ressurgiram e mantiveram sua tradição. E mais, por meio de um resgate histórico, a Tekoka III retrata a importância dos índios na Guerra do Paraguai e a influência do conflito para a atual configuração das terras indígenas em Mato Grosso do Sul.

Em textos e fotos, conheça os guarani, terena, kadiwéu, guató, ofayé, kinikinawa e atikum. Etnias diferentes, com tradições e culturas peculiares, mas com um mesmo vínculo: a terra.


Confira aqui a publicação Tekoha III, do MPF/MS: http://www.prms.mpf.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/publicacoes/tekoha-3-dia-do-indio-2012-mpf-ms/Tekoha-III-MPFMS.pdf

Veja também dois anexos da revista: tabela dos territórios indígenas em Mato Grosso do Sul e lista de referências de textos e vídeos: http://www.prms.mpf.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/publicacoes/tekoha-3-dia-do-indio-2012-mpf-ms/TEKOHA-III-Tabela-Povos-Final.pdf



http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/dia-do-indio-publicacao-do-mpf-ms-apresenta-as-sete-etnias-do-estado
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.