De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Presidente da Funai defende direito de índio explorar riquezas nas reservas

15/04/2004

Autor: Paula Menna Barreto

Fonte: Radiobrás-Brasília-DF



O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, defendeu hoje a criação de uma lei que autorize os índios a explorar as riquezas minerais encontradas nas reservas. "Muitas comunidades indígenas estão confinados em terras, sem condições físicas para produzir o próprio sustento", alertou Pereira.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Funai disse ainda não ter informações conclusivas sobre o confronto entre índios e garimpeiros na reserva indígena Roosevelt, em Rondônia. "Muitos dos possíveis mortos podem ser até vítimas de confrontos entre os próprios garimpeiros", explica o antropólogo.

Ontem de manhã, líderes do Sindicato dos Garimpeiros de Espigão D'Oeste disseram à Polícia Federal que um grupo de 20 homens invadiu a reserva no domingo e encontrou, em dois locais, 17 corpos. Na manhã de hoje, a PF intensificou as buscas na região com um helicóptero, um avião e 30 agentes.

O vice-presidente da Funai, Roberto Lustosa, teme um novo conflito entre garimpeiros e índios. "Esse grupo que invadiu a reserva corre um risco muito alto. Eles dizem que estão fortemente armados. Se houver o confronto, haverá muito mais mortes", prevê Lustosa.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.