De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Famílias de garimpeiros mortos em Espigão podem ser indenizadas

21/05/2004

Fonte: Rondonotícias-Porto Velho-RO



As famílias dos 29 garimpeiros que foram mortos no dia 7 de abril no garimpo Roosevelt, em Espigão do Oeste, serão indenizados. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apresentou ontem projeto de lei que concede indenização às famílias dos garimpeiros mortos pelos índios da tribo cinta-larga, na reserva Roosevelt, em Rondônia. De acordo com a proposta, a indenização terá o valor de cem salários mínimos vigentes à época do pagamento e será deduzida de qualquer indenização que a União venha a desembolsar em razão do episódio ocorrido na reserva em abril passado.

"Longe de pretender eliminar a dor sofrida pelos familiares dos mortos, esse projeto visa dar alento aos dependentes das vítimas e possibilitar que continuem suas vidas com um mínimo de dignidade, sem experimentar grandes privações materiais, ao menos nessa difícil fase de adaptação à ausência daqueles que representavam a força de trabalho familiar", disse.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.