De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Reunião entre PRF e índios busca amenizar clima de tensão em MT

14/03/2013

Fonte: Expresso MT - http://www.expressomt.com.br/



Clima tenso aumentou entre ambas as partes desde o mês passado, após um índio ter sido flagrado por agentes da PRF transitando com um carro furtado na BR-070.


Uma reunião entre índios, policiais rodoviários federais e autoridades locais foi realizada na terça-feira (12), em uma aldeia xavante na região de Primavera do Leste/MT. Na ocasião foi discutida a tensão crescente entre ambas as partes desde o mês passado, após um índio ter sido flagrado por agentes da PRF transitando com um carro furtado na BR-070. Na tentativa de acalmar os ânimos, a PRF procurou lideranças indígenas e autoridades locais para que houvesse um diálogo.

Além de caciques, índios da etnia xavante e representantes dos bororos da aldeia Merule, também estiveram presentes o Superintendente Regional da PRF, Weller Sanny Rodrigues da Silva, o chefe da Delegacia da PRF em Primavera do Leste, a Prefeita Municipal de General Carneiro, vereadores de Primavera do Leste, representantes da Prefeitura de Poxoréo, entre outras autoridades. A reunião aconteceu na aldeia Sangradouro, que fica entre Primavera do Leste e Barra do Garças, nas proximidades da BR-070.


Relembre o caso

No dia 18 de fevereiro, um índio xavante foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal dirigindo um carro furtado. No dia seguinte, um grupo saqueou a carga de um veículo que estava quebrado às margens da BR-070. Quando uma equipe da PRF chegou ao local foi cercada pelos indígenas, que ameaçavam e chegaram a agredir os policiais. Além disso, alguns objetos que estavam dentro da viatura foram furtados. Os índios exigiam a devolução do carro que havia sido apreendido.



http://www.expressomt.com.br/matogrosso/reuniao-entre-prf-e-indios-busca-amenizar-clima-de-tensao-em-mt-55493.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.