De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Segundo acusado de tentar assassinar índio xavante em Mato Grosso é preso

17/05/2013

Autor: Ronaldo Couto

Fonte: Olhar Direto - http://www.olhardireto.com.br/



O segundo suspeito de tentar matar um índio xavante em Mato Grosso foi preso, o conhecido como Deco. Ele foi localizado pela Polícia Militar no distrito de Indianópolis, em Barra do Garças, quinta-feira (16). Anteriormente a polícia já tinha prendido Carlos Martins, 22 anos, conhecido como Maninho Cabeção, na cidade de Primavera do Leste. Eles são acusados da tentativa de homicídio contra Levi Xavante, domingo (12).

A detenção do segundo suspeito foi realizada pela guarnição do sargento Garcia de Indianópolis. Com várias tatuagens pelo corpo, Deco tenta esconder o rosto no momento que chegava na delegacia. Segundo a polícia, Deco e Cabeção entraram em desentendimento com o indigena e efetuaram seis tiros contra Levi. O indígena sobreviveu e está hospitalizado em Barra do Garças.

Revoltados com tentativa de homicídio, os índios xavantes de Nova Xavantina decidiram agir pelas próprias mãos e deram início a uma onda de saques enquanto procuravam os suspeitos. Em 48 horas, eles saquearam quatro casas e um supermercado levando eletrodomésticos, mantimentos e até motos. Cerca de cem índios se pintaram para guerra e usando bordunas e flechas amedrontaram a cidade de Nova Xavantina.

Na quinta-feira (16), a polícia conseguiu localizar parte dos utensílios que os índios se apropriaram. Após uma negociação envolvendo políticos e policiais, os indígenas suspenderam os saques e retornaram para as aldeias.

Por medida de precaução, os suspeitos foram conduzidos para o presídio de Água Boa.



http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Segundo_acusado_de_tentar_assassinar_indio_xavante_em_Mato_Grosso_e_preso&id=321091
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.