De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Mais um índio é morto em Mato Grosso do Sul

13/06/2013

Fonte: FSP, Poder, p. A8



Mais um índio é morto em Mato Grosso do Sul

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um índio da etnia guarani-caiová foi assassinado na manhã de hoje em Paranhos, a 464 km de Campo Grande.

De acordo com o delegado Rinaldo Moreira, que investiga o caso, Celso Figueredo, 34 anos, morreu após ser atingidos por dois tiros.

"Ele se dirigia a pé, acompanhado do pai, a uma fazenda nas proximidades da aldeia onde moram para receber o pagamento por um serviço prestado na lavoura", afirmou o delegado.

"No caminho, um homem encapuzado saiu do matagal e disparou, utilizando uma espingarda e uma pistola. Foi o que nos relatou o pai da vítima, a única testemunha do crime", completou.

Segundo o delegado, a região não vive situações de conflitos agrários.

"Ainda estamos investigando. Por enquanto, não localizamos o autor do crime e não descartamos nenhuma hipótese", afirmou.

DISPUTA

Paranhos faz fronteira com o Paraguai e está a 416 km de Sidrolândia, região onde índios e fazendeiros disputam terras. No final do mês passado, um índio terena morreu durante ação de reintegração de posse de uma fazenda.

O Cimi (Conselho Indigenista Missionário), ONG que auxilia os índios, não descarta a hipótese de o assassinato de ontem ter ocorrido devido a conflitos agrários.

Segundo a assessoria de comunicação do órgão, há vários relatos de focos de tensão entre os guaranis-caiovás e fazendeiros na região de Paranhos nos últimos meses.

Celso Figueredo morava na aldeia Paraguassú. O corpo dele foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Ponta Porã e não havia sido liberado até a conclusão desta edição.

(WILHAN SANTIN)

FSP, 13/06/2013, Poder, p. A8

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/113759-mais-um-indio-e-morto-em-mato-grosso-do-sul.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.