De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Mozarildo pede aprovação de projeto que autoriza a União a construir hidrelétrica em Roraima

15/08/2013

Fonte: Agência Senado - http://www12.senado.gov.br



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu nesta quinta-feira (15) a aprovação de projeto de sua autoria que autoriza a União a construir uma usina hidrelétrica no Rio Cotingo, em Roraima. A área está dentro da Reserva Indígena Raposa-Serra do Sol, motivo pelo qual é necessária a autorização do Congresso.

O senador disse que o Projeto de Decreto Legislativo 2540/2006, já aprovado pelo Senado, está parado na Câmara há sete anos. O motivo seria uma determinação, naquela Casa Legislativa, para que não sejam aprovados projetos autorizativos. Apesar de não obrigarem o governo a realizar a obra, esses projetos são considerados uma pressão política.

- Ora, o nome já diz: projeto autorizativo. O que estamos fazendo aqui é a inversão do processo: em vez de o governo mandar para cá para nós autorizarmos, nós estamos autorizando o governo a fazer quando tiver orçamento e quando for conveniente - argumentou.

Mozarildo afirmou que, dos três projetos de hidrelétricas existentes para Roraima, o do Rio Cotingo é o mais viável porque o local pretendido fica entre duas montanhas, o que forneceria duas paredes laterais para o alagamento. Para ele, o impacto ambiental é "quase zero".

A urgência se dá porque o estado, segundo o senador, vem sofrendo frequentes apagões por causa de problemas no linhão que vem da Venezuela. O país vizinho enfrenta dificuldades com a manutenção tanto da
hidrelétrica quanto da rede de transmissão. Em razão dos apagões, o governo chegou a decretar estado de emergência elétrica no país.

- Realmente é grave nossa dependência de uma energia que vem de um país como a Venezuela, embora vizinho, que está atravessando complicações - argumentou.


Colégio Militar

No mesmo pronunciamento, Mozarildo defendeu a aprovação de outro projeto que autoriza a União a criar um Colégio Militar em Boa Vista. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 211/2002, de autoria de Mozarildo, já foi aprovado pelo Senado, mas está parado na Câmara desde 2004.



http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/08/15/mozarildo-pede-aprovacao-de-projeto-que-autoriza-a-uniao-a-construir-hidreletrica-em-roraima
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.