De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Tratativas para doação de área da Casa de Apoio Yanomami devem ser suspensas, recomenda MPF/AM

23/08/2013

Fonte: MPF/AM - http://www.pram.mpf.mp.br



Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira emitiu parecer favorável à aquisição e doação de bens e imóveis para construção de complexo educacional referente a área que abrange a casa de apoio, pertencente à Funai


O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) recomendou à prefeitura do município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros a noroeste de Manaus) a suspensão de tratativas para obter autorização para aquisição e doação de bens imóveis destinados à construção de complexo educacional na mesma área onde está instalada a sede da Casa de Apoio Yanomami. O imóvel foi doado à Fundação Nacional do Índio (Funai) pela Diocese da Igreja Católica no município, por meio de contrato celebrado em fevereiro de 2004.

A casa de apoio serve de abrigo aos indígenas yanomami que precisam ir até a sede do município e lá permanecerem para tratar de questões diversas, em função da distância entre as diversas comunidades da etnia e a zona urbana da cidade. A terra indígena Yanomami teve sua demarcação homologada em maio de 1992 e abrange áreas dos municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Mucajaí e Caracaraí, no estado de Roraima, e São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos, no Amazonas.

As tratativas que motivaram a recomendação estão previstas em projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores de São Gabriel a Cachoeira e já recebeu parecer favorável para aprovação. Segundo o MPF/AM, o parecer indica que a área pretendida abrange 10,8 mil metros quadrados e foi supostamente vendida ao município pela Diocese de São Gabriel da Cachoeira.

Diante da possibilidade de coincidência de parte dessa área com a sede da Casa de Apoio Yanomami, classificada no documento como "fundamental para assistência, quase sempre precária, oferecida aos indígenas que vão à sede de São Gabriel da Cachoeira", o MPF/AM requer ao município a suspensão de qualquer medida que possa desvirtuar as finalidades da casa de apoio, no que diz respeito ao Projeto de Lei municipal no 8, de 20 de maio de 2013.

A prefeitura de São Gabriel da Cachoeira tem dez dias, a contar da data de recebimento, para responder ao MPF/AM sobre o acatamento da recomendação.



http://www.pram.mpf.mp.br/news/tratativas-para-doacao-de-area-da-casa-de-apoio-yanomami-devem-ser-suspensas-recomenda-mpf-am
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.