De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios Guarani ganham escola

31/08/2004

Autor: PATRICIA RODRIGUES

Fonte: Diário Catarinense-Florianópolis-SC



Pela primeira vez em Santa Catarina índios Guarani terão oportunidade de completar as últimas séries do ensino fundamental (5ª a 8ª série). Ontem, durante a inauguração da Escola Wherá Tupã-Poty Dja, em Biguaçu, alunos apresentaram rituais e danças típicas da cultura Guarani.

A etnia que carregou por décadas o receio de implantar uma escola em sua aldeia entende agora que esta é a única forma de preservar sua cultura. Embora habitem próximo das comunidades brancas, os Guarani foram historicamente mais resistentes à cultura escrita do que os povos Xokleng e Kaingang, que já têm escolas de ensino médio.

A coordenadora do Núcleo de Educação Indígena, Jane Mota, explica que os próprios índios solicitaram ao Estado a criação da escola que começa a funcionar no ano que vem.

- A educação é a única forma de preservar nossa cultura e também nossa identidade - disse o cacique Iral Moreira.

Com investimentos de R$ 200 mil da Secretaria da Educação, oriundos do Fundo Nacional do Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), a Wherá ganhou um prédio novo, que atenderá 27 alunos, divididos em duas turmas de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. No próximo ano letivo abrirá de 5ª a 8ª série.

- O programa prevê a ampliação inclusiva das oportunidades de aprendizagem e, por isso, a educação indígena passa a ser prioridade - acentua o secretário Jacó Anderle.

Cerca de 70 educadores índios de sete estados do Sul e Sudeste do país participaram da cerimônia e também comemoraram o convênio, assinado no fim de semana, em reunião do Conselho Nacional de Secretários da Educação, na Bahia, oficializando o apoio dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo ao Programa de Formação para a Educação Escolar Guarani, que está sendo realizado em Governador Celso Ramos desde o dia 7 deste mês. O acordo garante até 2006 a continuidade do programa, cujo primeiro módulo se encerra amanhã e tem como objetivo fortalecer a cultura milenar Guarani através de uma educação bilíngüe.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.