De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Cid espera agenda com Graça Foster

21/09/2013

Fonte: Diário do Nordeste - http://diariodonordeste.globo.com



Rio. O governador Cid Gomes está esperando uma resposta da presidente da Petrobras, Graça Foster, para o agendamento de uma reunião para tratar da refinaria Premium II. Ele tentou um encontro para ontem, aproveitando sua visita à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, mas não conseguiu espaço na agenda dela.

De toda forma, o chefe do executivo estadual cearense informou que a empresa garantiu o início das obras de cercamento da área da usina ainda para este mês. Em outra frente, adiantou que o Termo de Compromisso para a Reserva Indígena Anacé será assinado com a Funai no início de outubro.

"Nós tentamos uma reunião com a Graça, mas ela não podia. Estamos sem prestígio com ela", afirmou, em tom ameno, e acrescentou: "Mas ela ficou de marcar uma nova data".


Pauta da reunião

O governador procurará saber sobre as negociações da estatal com um possível sócio estrangeiro para o empreendimento. A GS Energy, captada pelo próprio governador e direcionada para as negociações com a Petrobras, desistiu da sociedade, mas o governador ainda não obteve respostas da motivação do declínio da parceria, nem de outras possíveis parceiras. Sabe-se que a estatal estaria negociando, desta vez, com investidores chineses.


Cercamento e planta

O governador informou ainda que conversou recentemente com o diretor de Abastecimento da companhia, José Carlos Consenza, que confirmou o início do cercamento para este mês.

O diretor apontou também que ainda está em elaboração o projeto da planta industrial da refinaria, que está sendo feito por uma empresa americana.


Sem Licença de Instalação

A Petrobras já possui a posse do terreno, a licença para o cercamento da área na refinaria e já tem resolvida a questão indígena, apontada antes como o maior entrave para o início do empreendimento. Entretanto, ainda não solicitou à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) a Licença de Instalação para a usina, que permite que sejam iniciadas as obras propriamente ditas da usina, começando pela terraplanagem da área.


Termo pronto

Quanto à questão dos índios Anacé, Cid Gomes informou que a presidente da Funai, Maria Augusta Assirati, entrou em contato com ele, por e-mail, há três dias, para marcar a cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso para a reserva indígena.

"O termo já está pronto. Ela não queria fazer isso antes de resolver também a questão (de delimitação de terras) dos Tapebas, que foi publicada recentemente (no Diário Oficial da União). Agora, a gente vai fazer a cerimônia com a Petrobras e a Funai. Vamos entregar a área e a Petrobras vai assumir o compromisso com a infraestrutura da área", detalhou.


Infraestrutura

Pelo termo a ser firmado entre as partes citadas pelo governador, a estatal deverá investir R$ 15 milhões na construção de casas, fornecimento de água e energia, entre outras obras de infraestrutura, para atender as necessidades da reserva indígena.

O mesmo valor foi empregado pelo Estado na compra do terreno e na indenização das casas desapropriadas nas comunidades de Bolso e Matões, em Caucaia. (SS)



http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1320175
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source