De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Funasa capacita técnicos e auxiliares de enfermagem

19/09/2004

Fonte: Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR



A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), através do Distrito Sanitário Yanomami, realizou durante toda a semana um curso de capacitação para a primeira turma de 26 profissionais de saúde, entre auxiliares e técnicos de enfermagens com nível médio, que atuam nas reservas indígenas do Estado.
A capacitação tem como objetivo oferecer subsídios para implementação e qualificação das ações de saúde que são freqüentemente desenvolvidas com os indígenas, promovendo a integração dos profissionais com a divulgação da rotina e procedimentos de enfermagem. O curso foi ministrado na Casa de Estudos da Funasa e encerrou ontem.
Temas como malária, diarréia, vigilância nutricional, rotinas de enfermagem, infecção respiratória aguda, resíduos, postura profissional, direitos e deveres foram debatidos no treinamento.
Conforme a profissional de Recursos Humanos da Funasa, Rosecler Martins, existem no órgão local cerca de 100 profissionais entre técnicos e auxiliares de enfermagem que também terão que se submeter ao curso.
"Há alguns dias, a Fundação conseguiu capacitar toda a turma de enfermeiros com nível superior para as práticas de saúde indígena. Desta vez estamos tendo a oportunidade de desenvolver o mesmo trabalho com os profissionais de nível médio. Acredito que até o final no ano, todos os servidores da Funasa que prestam esses serviços de saúde indígena terão concluído o curso", explicou, afirmando que a Fundação pretende realizar outros treinamentos através de módulos.
Rosecler disse que os profissionais que forem contratados pela Fundação terão que participar dos cursos de capacitação. "Será mais uma forma de colocar os servidores novatos a par dos problemas de saúde que acontecem com freqüência nas reservas indígenas", frisou. (J.T.)
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.