De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios de Curaçá participam de Programa de Saúde

10/10/2013

Fonte: Prefeitura de Curaça/BA - http://www.curaca.ba.gov.br



'Idoso feliz é idoso saudável'. É com esse lema que o Governo de Curaçá, em parceria com o Governo Federal, tem desenvolvido uma série de atividades, do Programa Saúde Indígena (PSI), com os índios da Tribo Tumbalalá, na Missão Velha, localizada próximo à Pedra Branca, Povoado de Curaçá.

A Enfermeira Eloyse Santana, que trabalha diretamente com os Tumbalalás, ressaltou que "o projeto visa buscar os idosos nas suas residências e proporcionar, uma vez por semana, um momento diferente, a fim de discutir o dia-a-dia de cada um deles, verificar a saúde, inclusive com aferição de pressão arterial", ressaltou. São desenvolvidas, ainda, oficinas e palestras sobre reeducação alimentar; momentos de exercícios físicos e danças, também à beira do rio, para relaxar a musculatura e amenizar as dores corporais.

De acordo com Sandra Possídio, que é especialista na Educação em Saúde, o Governo de Curaçá está atuando no sentido de promover saúde aos indivíduos e às comunidades. "Nossas equipes de saúde vêm tendo um novo olhar quanto às questões da saúde, proporcionando ações efetivas de intervenções; não direcionando o atendimento apenas para o tratamento dos nossos pacientes, mas promovendo saúde dos indivíduos e comunidades. Isso nos leva a acreditar que poderemos sim ter um dia um SUS que queremos e buscamos. E, consequentemente, mais qualidade de vida e um Município mais saudável", concluiu.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá



http://www.curaca.ba.gov.br/#
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.