De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Procurador acusa governo de ser omisso com etnia indígena

19/10/2013

Fonte: FSP, Poder 2, p. 8



Procurador acusa governo de ser omisso com etnia indígena
Membro do Ministério Público denuncia mortes de cintas-largas

Gabriela Guerreiro de Brasília

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) viu-se numa saia justa ontem ao participar, no Senado, de audiência na Comissão de Agricultura para discutir as condições de vida dos índios cinta larga.
Na ocasião, o procurador da República em Rondônia Reginaldo Trindade acusou o governo de não ter "vergonha na cara" e ser "opressor e omisso" ao deixar indígenas morrerem no Estado.
"O governo se faz surdo aos clamores. Os cinta larga não existem, resistem. Se o governo do Brasil não tomar vergonha na cara, não tardará e o barril de pólvora explodirá de novo e muitos morrerão."
"Quantos índios terão que tombar para o Brasil reconhecer a questão cinta larga e mover suas ações à altura?", indagou Trindade.
Em resposta, o ministro disse não haver "nenhum vontade opressora" no governo. "Eu o desculpo pelo envolvimento emocional com a questão", afirmou
O ministro disse ainda que o governo não vai priorizar os cinta larga em detrimento de outras etnias indígenas do país. "Não podemos escolher apenas um povo. A situação dos guarani-kaiowá é pior ainda que do povo cinta larga. Também posso dizer isso dos Terena, que estão morrendo. Temos que enfrentar a questão indígena na sua totalidade."
Após assistir a um vídeo trazido pelo procurador que mostrava sucessivas mortes de índios em confrontos com garimpeiros, Carvalho pediu desculpas pelos óbitos.
"Vendo esse vídeo, não há como não sentir vergonha e pedir desculpas por uma civilização branca que quer se sobrepor à outra massacrando. Nesse país com etnias diferenciadas, é um crime contra a humanidade tentar exterminar essa etnia", disse Carvalho.
O ministro afirmou que o governo trabalha para defender os índios e combater garimpos ilegais na região onde os cinta larga vivem, em Mato Grosso e Rondônia.
Carvalho prometeu levar as reivindicações do procurador à presidente Dilma e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
DEMARCAÇÕES
Carvalho confirmou que, em até 15 dias, o Ministério da Justiça vai editar portaria que tira da Funai parte da responsabilidade no processo de demarcação de áreas indígenas.
Segundo o ministro, a Funai vai continuar examinando os pedidos de demarcação, mas o governo terá liberdade para ouvir outros órgãos antes de dar sua decisão.
Atualmente, a demarcação é feita pela Funai, antes da palavra final do Planalto.

FSP, 19/10/2013, Poder 2, p. 8

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/134573-procurador-acusa-governo-de-ser-omisso-com-etnia-indigena.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source