De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Líder indígena e antropóloga da USP discutem obra que apresenta a cultura dos Yanomami

07/11/2013

Fonte: Ufmg - https://www.ufmg.br



O líder Yanomami e xamã Davi Kopenawa e a antropóloga da Universidade de São Paulo (USP) Beatriz Perrone-Moisés participarão hoje, 7, de roda de conversa sobre a tradução do livro La chute du ciel. O evento, que terá início às 14h, no auditório Luis Pompeu da Faculdade de Educação (FaE), integra a programação do colóquio Davi Kopenawa e a Hutukara: um encontro com a cosmopolítica Yanomami. Acompanhe a transmissão em tempo real.

Publicado em 2010, o livro contou com a colaboração do antropólogo francês Bruce Albert, que trabalha junto aos Yanomami desde 1975. A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami é um relato da história de vida de Kopenawa, que descreve a cultura e o modo de vida do seu povo na floresta amazônica.

Na obra, Davi relata a sua iniciação como xamã e os seus primeiros encontros com forasteiros - incluindo os garimpeiros que inundaram as terras Yanomami durante os anos 80 e causaram a morte de muitos nativos, doentes ou vítimas de violência. Ele também expõe suas impressões da cultura ocidental em viagens ao exterior.

Kopenawa é uma das lideranças indígenas mais importantes da atualidade e foi convidado pelo Programa de Cátedras do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) para falar sobre os 20 anos de demarcação da Terra Indígena Yanomami e ainda expor a relação entre conhecimento e xamanismo.

Ainda na tarde de hoje, das 18h às 20h, haverá Mostra de Realizadores e Pesquisadores Indígenas, na Sala de Teleconferências da FaE. Amanhã, 8, às 14h, após mesa-redonda com o tema Sobre cosmopolíticas, com os professores Renato Sztutman (USP) e Eduardo Vargas (UFMG), será proposta a criação do Conselho Consultivo Indígena na UFMG, iniciativa baseada na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).


O catedrático

David Kopenawa já proferiu discurso na ONU e em diversos outros fóruns internacionais. Em 1988, recebeu o Global 500 Award das Nações Unidas - o mesmo prêmio que fora concedido a Chico Mendes. Em 1989, recebeu o Right Livelihood Award, considerado o Prêmio Nobel alternativo.

Em 1999, foi condecorado com a Ordem do Rio Branco pelo presidente da República brasileiro. Em 2008 recebeu menção honrosa especial do Prêmio Bartolomé de Las Casas, outorgada pelo governo espanhol, por sua luta em defesa dos direitos dos povos autóctones das Américas.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4123.



https://www.ufmg.br/online/arquivos/030813.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.