De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Saiu finalmente no D.O.U. a exoneração do coordenador do Distrito Sanitário Indígena de MS. Ele já havia 'saído' em 15/10

05/12/2013

Autor: Tânia Pacheco

Fonte: Combate Racismo Ambiental - http://racismoambiental.net.br



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, finalmente mandou publicar no Diário Oficial de ontem, 4 de dezembro, a demissão de Nelson Carmelo Olazar da coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Mato Grosso do Sul. Embora a portaria (2.938) diga que a exoneração tenha sido a pedido, a realidade é bem outra: ela foi exigida por lideranças indígenas, que para isso ocuparam a sede do DSEI mais de uma vez, sendo a última de 18 de setembro a 10 de outubro de 2013, com duração de 23 dias.

A ocupação só terminou a partir de uma negociação conduzida pelo Ministério Público Federal, que para isso organizou reunião realizada em 15 de outubro, com a presença, entre outras, do secretário-substituto da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Fernando Rodrigues da Rocha, superior hierárquico do coordenador. Diante da atitude das lideranças das diversas etnias - Terena, Guarani-Kaiowá, Guarani-Ñandeva, Kinikinawa, Ofaié-Xavante e Kadiwéudos -, que se recusavam até a ouvi-lo e lhe deram as costa, Nelson Carmelo Olazar teve que entregar o cargo, pedindo demissão que foi aceita na hora por seu superior. Apesar disso, Padilha levou quase dois meses para oficializar a saída, e ainda sem indicar seu substituto.



http://racismoambiental.net.br/2013/12/saiu-finalmente-no-d-o-u-a-exoneracao-do-coordenador-do-distrito-sanitario-indigena-de-ms-ele-havia-sido-forcado-a-sair-em-1510/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.