De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Biblioteca Itinerante nas Comunidades Indígenas de Olivença

14/01/2014

Autor: Walney Magno

Fonte: Blog diHITT - http://www.dihitt.com



Aconteceu no dia 13 (segunda-feira), o início do projeto de incentivo à leitura "Biblioteca Itinerante Oca Cultural", na reserva ecológica indígena estancia das fontes em Olivença, Ilhéus-Ba. A ação visa Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar e comunitário para desenvolvimento sociocultural dos indígenas.

A iniciativa do projeto foi do Instituto dos Povos Indígenas da Bahia, integrado ao Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o apoio da secretaria de educação e das 23 comunidades do território Tupinambá de Olivença.

Para coordenador pedagógico do Projeto Cláudio Magalhães, é necessário Inserir no cotidiano dos jovens abordagens que enfoquem: cultura, saúde, drogas, meio ambiente, direitos humanos, como ênfase a história dos índios da Bahia e do Brasil. Ressaltando o resgate da cultura, valorização e a melhoria da qualidade de vida dos Tupinambá. "Exercitar a leitura como prática democrática, é fundamental na formação do senso crítico e da cidadania" destacou Cláudio.

A ação conta com o apoio do professor de Cultura Indígena, Marcio Teixeira e da Bibliotecária Magnólia Gouveia. A Oca Cultural oferece aos leitores uma diversidade de livros, revistas e tem previsão de atuação durante todo o ano nas comunidades.



http://www.dihitt.com/barra/biblioteca-itinerante-nas-comunidades-indigenas-de-olivenca
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.