De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Tupinambás realizam etnomapeamento do território indígena no Sul da Bahia

21/03/2014

Autor: Renata Lourenço

Fonte: Cáritas Brasileiras - http://caritas.org.br



Com o projeto Espalha a Semente, Tupinambás de Olivença fazem uma cartografia afetiva do seu território e apontam as fronteiras da demarcação

O projeto "Espalha Semente - Etnomapeamento Tupinambá" vai realizar uma cartografia do território indígena Tupinambá contando histórias e compartilhando imagens na aldeia nos dias 21 a 30 de março.

Com oficinas de audiovisual, fotografia, cultura digital, etnojornalismo e georeferenciamento, a cartografia do território será povoada pela memória afetiva dos tupinambás, pela demarcação do espaço físico e simbólico das terras que será feito por uma equipe de colaboradores das áreas de antropologia, geografia, tecnologias digitais, cinema e comunicação, junto com os indígenas.

O aldeamento tupinambá foi criado em 1680. Mais de 300 anos depois, eles são oficialmente reconhecidos como indígenas pela Funai e em 2009 tem início o processo de demarcação do território, que ainda não se concluiu.

Jaborandy Tupinambá, articulador do projeto na aldeia, ressalta a importância do momento para a luta indígena e diz que a questão do território não pode ser tratada com a presença do exército - que hoje ocupa a aldeia, mas dialogando com os parentes tupinambás e suas histórias.

O "Espalha a Semente - Etnomapeamento Tupinambá" conta com o apoio da Assessoria de Culturas Digitais da Secretaria de Cultura da Bahia.


TUPINAMBA

Os Tupinambás de Olivença vivem num aldeamento indígena desde o ano 1680,de acordo com fontes coloniais. Foi fundado por missionários jesuítas, mantém-se na região de Mata Atlântica do sul da Bahia, nas proximidades da cidade de Ilhéus e se estende da costa marítima da vila de Olivença até a Serra das Trempes e a Serra do Padeiro.

Envolvidos num contexto de integração regional, marcado pelo contato com outros povos, os Tupinambá de Olivença consideram-se "caboclos" ou mesmo "índios civilizados", mas isso nunca significou um abandono de sua condição indígena, como aponta o Instituto Sócio Ambiental.

Em 2001, os Tupinambá de Olivença foram reconhecidos oficialmente como indígenas pela Funai. A primeira fase de demarcação do seu território foi em 2009 com a publicação do resumo do relatório de identificação e delimitação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença. O processo de demarcação passa por grandes conflitos no território. Agora, os Tupinambás estão num processo de auto-demarcação de suas terras e o Espalha a Semente - Etnomapeamento Tupinamba esta colaborando!



http://caritas.org.br/tupinambas-realizam-etnomapeamento-do-territorio-indigena-no-sul-da-bahia/25173#.UzWCWtsju1E
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.