De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indicado pela OAB/RJ, indígena recebe medalha Chico Mendes

02/04/2014

Fonte: OAB/RJ - http://www.oabrj.org.br



Os protestos contra a violência policial e pela abertura dos arquivos da ditadura deram o tom da cerimônia de entrega da 26ª Medalha Chico Mendes, ocorrida nesta terça-feira, dia 1o, exatamente 50 anos após o golpe militar de 1964. A cerimônia foi realizada na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, no Centro do Rio. A condecoração, criada pelo Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM-RJ), é outorgada anualmente àqueles que se destacam na defesa dos direitos humanos. Foram homenageados, ao todo, 13 pessoas. Uma delas, o cacique Ládio Veron, foi indicado pela OAB/RJ por sua liderança na luta pela resistência indígena.

Estamos sendo oprimidos, mortos e exterminados. A constituição tem que ser cumprida. A demarcação está demorando e nossas terras estão sendo invadidas pelo agronegócio

Ao discursar durante abertura da solenidade, a presidente do GTNM-RJ, Victória Grabois, enumerou, as reivindicações do grupo. "Exigimos a libertação dos presos nas manifestações populares do ano passado, a anulação dos inquéritos, a punição dos responsáveis pela violência policial, o fim do aparato repressivo, a desmilitarização da PM e a erradicação das torturas", listou. Ao mencionar o período ditatorial, ela acrescentou que o grupo quer que o estado brasileiro adote medidas para que agentes públicos envolvidos em crimes contra a humanidade sejam investigados e responsabilizados. Além disso, Victória pediu a publicação de todos os arquivos da ditadura e o cumprimento integral da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre o Caso Araguaia, encontrando eco nas cerca de 300 pessoas que lotavam o auditório.

Um dos componentes da mesa do evento, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Marcelo Chalréo, foi o responsável pela homenagem ao cacique Ládio. Antes de entregar a medalha, Chalréo explicou o porquê da escolha. "Estive no Mato Grosso do Sul, onde fiquei três dias convivendo com os Guaranis. Ládio é a principal liderança indígena marcada para morrer ao sul da Região Centro-Oeste e sua tribo, junto com os Tupinambás, encerra uma das principais luta de resistência no país", contou.

Segundo Chalréo, foram feitas diversas denúncias e, mesmo assim, a insegurança é permanente. "Apesar de estar inscrito no programa federal de proteção à testemunha, não existe segurança. Só o agronegócio é garantido", disse.

Ládio presenciou o assassinato do pai e diversos abusos contra familiares e outros índios guaranis. Emocionado, ele agradeceu a homenagem prestada e pediu justiça para seu povo. "Já perdemos muitas lideranças. Perdi meu pai, meus irmãos e minha sobrinha. Outros foram levadas pela polícia. Peço para o Brasil e para nossos governantes que olhem por nós, já que somos seres humanos. Queremos nossos filhos brincando, vivendo tranquilos. Estamos sendo oprimidos, mortos e exterminados. A constituição tem que ser cumprida. A demarcação está demorando e nossas terras estão sendo invadidas pelo agronegócio", denunciou.

Foram agraciados com a Medalha Chico Mendes, ainda, Adriano Fonseca Filho (in memorian), Amarildo de Souza (in memorian), Amir Haddad, o ex-presidente João Goulart (in memorian), Julian Assange, Luiz Claudio Cunha, Luiz Maranhão (in memorian), Manoel Martins, Marcos Antônio da Silva Lima (in memorian), Rafael Braga, Raquel Dodge e Sérgio Suiama.



www.oabrj.org.br/noticia/85732-Indicado-pela-OABRJ-indigena-recebe-medalha-Chico-Mendes
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.