De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Índios aguardam agendamento de encontro com ministro da Justiça no RS

19/05/2014

Fonte: Rádio Guaíba - http://www.radioguaiba.com.br



Os índios não aceitam se reunir com o governo federal em Brasília para discutir os conflitos na região Norte do Estado. De acordo com o líder da Federação das Organizações Indígenas do Rio Grande do Sul, o cacique Zaqueu Kaingang, eles solicitam ao Ministério da Justiça uma reunião técnica com o ministro José Eduardo Cardozo no Estado. Ainda não há data para o encontro.

Segundo o cacique, o contato é feito com o chefe de gabinete do Ministério. O ministro chegou a marcar uma reunião em Faxinalzinho, mas desmarcou com a desculpa que foi chamado pela presidente Dilma Rousseff. Os índios lutam pela demarcação de 0,8% do território gaúcho. Hoje, o território legalmente ocupado, é de 0,5%.

Cinco índios foram presos pela morte de dois agricultores no município de Faxinalzinho. Entre eles, está o cacique Deoclides de Paula. As vítimas, Alcemar e Anderson de Souza, morreram atingidos por diversas pauladas. Os agricultores teriam furado o bloqueio promovido pelos índios na Linha Coxilhão, a cerca de 15 quilômetros do Centro da cidade.



http://www.radioguaiba.com.br/noticia/indios-aguardam-agendamento-de-encontro-com-ministro-da-justica-no-rs/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.