De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Jovem indígena levanta faixa de protesto durante abertura da Copa

13/06/2014

Fonte: O Globo- http://oglobo.globo.com



A abertura da Copa do Mundo, na última quinta-feira, marcou duplamente a vida do xandaro, Wera, de 13 anos. O jovem da aldeia Krukutu, localizada na Zona Sul de São Paulo, foi um dos três adolescentes escolhidos pela organização da cerimônia para soltar pombas brancas antes do jogo entre Brasil e Croácia simbolizando a união entre brancos, negros e índios no Brasil. Ele conseguiu driblar a segurança da Fifa e protestou pela demarcação de terras indígenas.

Antes do início oficial da partida, vencida pelo Brasil por 3 a 1, Wera caminhou com outros dois jovens ao centro do campo e soltou três pombas brancas marcando a união dos povos brasileiros. O ato foi organizado pela Fifa em substituição ao discurso de abertura que a presidente Dilma Rousseff (PT) faria - cancelado para evitar constrangimentos a chefe do Executivo. Logo após a cena, o índio pegou uma faixa vermelha escondida sob a cueca e levantou em protesto pedindo a demarcação de terras no Brasil.

Wera nasceu na aldeia Krukutu, em Parelheiros, na Zona Sul da capital paulista. O jovem foi escolhido pela organização para participar da cerimônia com outros três jovens da localidade: Wanuza e Papa. Ele foi um dos índios que apareceu remando sobre uma canoa na cerimônia de abertura.

A cena do protesto não foi capitada pela transmissão oficial do evento, mas foi registrada por fotógrafos da Comissão Guarani Yvyrupa. Durante a partida, Fábio da Costa Ramos, 30 anos, também morador da aldeia Krukutu, levantou uma faixa na arquibancada pedindo a demarcação de terras indígenas e a não aprovação da PEC 215 - que limita a homologação de terras no país.

- Conseguimos participar da cerimônia representando nosso povo. Não poderíamos perder o momento e mostrar ao mundo nossa luta. A demarcação de terras indígenas está ameaçada no Brasil por conta da PEC 215. O Brasil e o mundo não podem se calar a isso - afirmou Fábio da Costa.

Segundo Fábio, que é um dos líderes da aldeia, antes do início da cerimônia a organização do evento pediu para que ninguém entrasse com nada em campo. Depois do ato, Ware e Fábio foram repreendidos e a faixa do jovem xandaro apreendida.

O GLOBO tentou entrar em contato com o Wera, mas eles não estava em casa.



http://oglobo.globo.com/brasil/jovem-indigena-levanta-faixa-de-protesto-durante-abertura-da-copa-12846532#ixzz34pSsp0Z9
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.