De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índio mata comerciante em Belém (PA)

18/01/2005

Fonte: Folha de S. Paulo-São Paulo-SP



Um índio amanaié, do Pará, matou a tiros, na tarde de ontem, um comerciante que estava com um grupo de pessoas caçando e pescando dentro de uma área indígena próxima à Paragominas, a 319 km de Belém.

Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio) em Marabá, os índios relataram por rádio que deram vários avisos para que o grupo saísse da área antes de atirarem contra o grupo.

A Polícia Federal vai abrir inquérito para investigar o ocorrido. Hoje à tarde, a Polícia Civil recebeu autorização federal para entrar na área (aldeia Saraua) e retirar o corpo do homem morto, identificado apenas como Mário. Ele seria dono de uma lanchonete em uma comunidade rural.

O delegado Paulo Renato Pinto, da Polícia Civil do Pará, disse que não se trata de conflito entre índios e pescadores, mas, sim, de um fato isolado entre duas pessoas (um índio e um não-índio).

Duas pessoas do grupo de cinco homens que conseguiram escapar da área foram até a polícia relatar o incidente. Um inquérito já foi aberto para apurar o incidente.

De acordo com a Funai, freqüentemente os índios amanaiés têm reclamado de invasão a suas terras. O órgão afirma que cobrou mais rigor de fiscalização ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source