De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Reunião discutirá ações para saúde indígena

21/01/2005

Fonte: Brasil Norte-Boa Vista-RR



Nos três primeiros dias de fevereiro, o Conselho Distrital Yanomami estará reunido na Casa Paulo VI para discutir e planejar as ações de saúde que serão implementadas este ano pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O encontro contará com a presença de pouco mais de 33 pessoas, entre elas representantes das comunidades indígenas, e entidades ligadas ao assunto. O Conselho se reúne uma vez por ano, ou em casos extraordinários.
Durante todo o dia, os participantes além de discutir as novas ações para saúde indígena Yanomami estarão referendando as propostas do Conselho. Desde o ano passado que a Funasa planeja, executa e supervisiona as ações de saúde nas diversas áreas indígenas.
"As lideranças das comunidades discutem as dificuldades e peculiaridades, que depois são levadas para o Conselho Regional, onde um representante indígena participa da discussão sobre os recursos financeiros", disse o diretor da Funasa, Ramiro Teixeira.
Conforme ele, a Funasa está fazendo a saúde indígena de forma participativa, uma vez que são os índios que afirmam o que estão precisando. "Além disso, levamos em consideração os costumes indígenas e a cultura, aliados ao conhecimento técnico para fazer uma saúde mais eficiente e eficaz", enfatizou Teixeira, ao afirmar que nada mais é imposto pela Funasa.
Além da saúde, a reunião discutirá toda a infra-estrutura e logística das atividades que serão desenvolvidas ao longo deste ano nas comunidades indígenas. Teixeira disse que já foram feitas as análises de todas as ações aplicadas ano passado e constataram alguns ajustes, que serão colocados em pauta durante a reunião. (L.F.)
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.