De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Coordenação de Educação da Funai elogia projeto da CCPY
23/02/2005
Fonte: CCPY-Comissão Pró Yanomami- Boletim no. 61-Boa Vista-RR
O trabalho pedagógico, realizado pela assessoria da Comissão Pró-Yanomami, como parte do Projeto de Educação Intercultural Yanomami, voltado à formação de professores indígenas, foi acompanhado, entre 20 de janeiro e 1º de fevereiro, pelo antropólogo Gustavo Hamilton de Sousa Menezes, da Coordenação Geral de Educação da Fundação Nacional do Índio (CGE-Funai). A visita faz parte da estratégia do órgão com o objetivo de estabelecer uma parceria mais duradoura com a CCPY no setor educacional. Nos últimos três anos, a Funai vem dando apoio financeiro ao projeto, sem participação direta no seu desenvolvimento.
O antropólogo destacou a sensibilidade da equipe da CCPY em reconhecer e utilizar uma metodologia diferenciada e a qualidade do material didático, produzido em língua Yanomami e disponíveis a todos os alunos. Ele observou ainda que as comunidades beneficiadas pelo projeto demonstram dedicação pelas aulas e excelente relações de trabalho com a equipe da CCPY, "com resultado claramente observável já que o conhecimento de alfabetização, de língua portuguesa e de matemática, tem sido reproduzido pelos professores indígenas".
O antropólogo reconheceu que o processo é lento, mas destacou o empenho da CCPY diante dessa dificuldade e a necessidade de apoio de órgãos como a Funai, acrescentando que "é da constância desse investimento e da freqüente atualização do programa que resultados mais expressivos devem surgir". Gustavo Menezes ressaltou a experiência e a atuação da CCPY nos últimos 27 anos e elogiou o "trabalho difícil e pioneiro com profissionalismo e criatividade" que a instituição realiza e que "deve servir de exemplo para outras iniciativas na educação indígena".
O antropólogo destacou a sensibilidade da equipe da CCPY em reconhecer e utilizar uma metodologia diferenciada e a qualidade do material didático, produzido em língua Yanomami e disponíveis a todos os alunos. Ele observou ainda que as comunidades beneficiadas pelo projeto demonstram dedicação pelas aulas e excelente relações de trabalho com a equipe da CCPY, "com resultado claramente observável já que o conhecimento de alfabetização, de língua portuguesa e de matemática, tem sido reproduzido pelos professores indígenas".
O antropólogo reconheceu que o processo é lento, mas destacou o empenho da CCPY diante dessa dificuldade e a necessidade de apoio de órgãos como a Funai, acrescentando que "é da constância desse investimento e da freqüente atualização do programa que resultados mais expressivos devem surgir". Gustavo Menezes ressaltou a experiência e a atuação da CCPY nos últimos 27 anos e elogiou o "trabalho difícil e pioneiro com profissionalismo e criatividade" que a instituição realiza e que "deve servir de exemplo para outras iniciativas na educação indígena".
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.