De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

MEC intercede a favor de professores Yanomami de Roraima aprovados em concurso

23/02/2005

Fonte: CCPY-Comissão Pró Yanomami- Boletim no. 61-Boa Vista-RR



O coordenador de Educação Indígena do Ministério da Educação e Cultura, Kleber Matos, se reuniu com a atual secretária de Educação de Roraima, Ilma Xaud, e cobrou a contratação dos professores indígenas, entre eles 16 Yanomami, aprovados em concurso público para o preenchimento de 214 vagas para docentes em língua indígena. Embora a relação dos aprovados tenha sido publicada no Diário Oficial do Estado no dia 26 de janeiro 2005, até a segunda quinzena de fevereiro os professores indígenas aprovados não tinham sido convocados.

A seleção dos docentes indígenas foi concluída no dia 2 de janeiro de 2005, com a entrega de documentos de títulos. Mas a maioria dos aprovados estava insegura quanto à sua contratação efetiva em razão da crise política que culminou com a cassação do mandato do governador de Roraima Flammarion Portela e sua substituição pelo ex-governador Ottomar Pinto. O processo seletivo começou no governo passado, pela então secretária de Educação Lenir Veras, garantindo a contratação dos professores aprovados no início de 2005. A expectativa, agora, é que com o apoio direto dado pelo MEC, a Secretaria de Educação de Roraima apresse os trâmites necessários à efetiva contratação dos 16 professores Yanomami e também os das etnias Waiwai, Yekuana, Makuxi e Wapixana.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.