De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Índios comercializam ervas no centro de Tubarão

14/02/2015

Autor: Jailson Vieira

Fonte: NotiSul (Tubarão - SC) - http://www.notisul.com.br



Um casal de índios da tribo Kaingáng e seus dois filhos, um de 12 anos e o outro de 1 ano e seis meses, estão em Tubarão para divulgar e comercializar ervas medicinais produzidas pelo grupo. Eles chegaram na cidade na última quinta-feira e permanecerão até a próxima quarta-feira.

Os índios plantam as ervas medicinais na aldeia Bananeiras, localizada no município de Miraguaí, no Rio Grande do Sul. Os Kaingáng viajam por todo o país para mostrar aos brasileiros a cultura daquele povo e, de certa forma, acreditam que podem levar a cura com os seus produtos medicinais.

Ido Galvão salienta que as suas viagens pelo Brasil e para outros países são sempre autorizadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e que se instalam nos municípios por meio de autorização das prefeituras.

"Vamos ficar na Praça Walter Zumblick e expor as nossas ervas medicinais. Trouxe mais de 90 delas e espero que a população de Tubarão e região possa experimentar os seus benefícios. Posso citar algumas medicações como o pau de tenente, que serve para o diabete, a japaecanga, para dores musculares, angélico para dores estomacais, o cravo da índia para a sinusite, e a mais procurada, a batata de touro ou batata-de-negro para a impotência", explana.

Após os sete dias na Cidade Azul, o casal e seus filhos seguem para outras cidades de Santa Catarina. O destino final é no norte do estado, no município de Joinville.

http://www.notisul.com.br/n/geral/indios_comercializam_ervas_no_centro_de_tubarao-51319
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.