De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Identificação de Sapotal

06/04/2005

Fonte: Funai-Brasília-DF



A funai concluiu a identificação da Terra Indígena Sapotal, em Tabatinga (AM). O reconhecimento da área, com 1265 hectares, atende reivindicação da comunidade Kokama, por intermédio da Coiama - Coordenação de Apoio aos índios Kokama. O nome Sapotal, de acordo com os Kokama, foi uma referência dada ao lugar pelos que passavam pelo rio Solimões e avistavam as grandes árvores de sapota, cujas primeiras mudas foram trazidas do Peru.

Os índios beneficiados com a identificação somam hoje, aproximadamente 380 indivíduos, que habitam aquele município, na fronteira com o Peru. A população Kokama, no Brasil soma hoje cerca de 3466 índios. Desses, poucos ainda falam a língua. Tal como no Brasil, apenas 2,5% dos 19 mil índios dessa etnia, que vivem no Peru, ainda conservam o idioma materno, da Família lingüística Tupi-Guarani.

Embora pratiquem, também, a caça e a coleta como atividades produtivas, os Kokama são essencialmente pescadores e agricultores, e é da pesca que vem a principal fonte protéica dos índios de Sapotal. A atividade extrativista está voltada basicamente para o suprimento de alimentos, para a construção de aparatos culturais de uso rotineiro como casas, canoas, remos, cestos, móveis e como recurso medicinal.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.