De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Ianomâmi faz transplante de medula em Jaú

11/05/2005

Fonte: O Globo-Rio de Janeiro-RJ



Nada acostumado à rotina dos centros urbanos, o índio ianomâmi Odílio Neves Figueiredo, de 22 anos, deixou a Floresta Amazônica, viajou dois dias de barco, horas de avião e percorreu quilômetros de estrada até chegar ao Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, no interior de São Paulo, onde fez ontem por um transplante de medula óssea. Em agosto, após exames em Manaus, Odílio descobriu que tinha leucemia aguda.

Desde então, Odílio, o primeiro ianomâmi a fazer um transplante de medula no país, abandonou o dia-a-dia na aldeia de São Gabriel da Cachoeira, divisa do Amazonas com Roraima, para se dedicar ao tratamento. Passou por novos exames e sessões de quimioterapia até os testes de compatibilidade confirmarem que seu irmão mais novo, de 13 anos, poderia doar-lhe a medula.

- Agora estou bem. Na tribo, estava me sentindo feio porque estava doente - disse ele, logo após a cirurgia.

No hospital, o ianomâmi e seus parentes passaram por dificuldades. Seu irmão mais novo sequer fala português.

- Tivemos de orientá-los até sobre higiene pessoal. E eles foram bastante receptivos - afirmou o médico Mair Pedro de Souza, coordenador da equipe que fez o transplante, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.