De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

CCPY garante contratação de professores Yanomami concursados em Roraima

25/05/2005

Fonte: CCPY-Comissão Pró Yanomami -Boa Vista-RR



A Comissão Pró-Yanomami (CCPY) financiou a viagem de uma equipe, formada por funcionários do Banco do Brasil, Delegacia Regional do Trabalho e da Administração do Governo de Roraima, a sete regiões da Terra Indígena Yanomami, nos dias 19 e 20 de maio, para que fossem efetivadas as contratações dos 16 professores indígenas aprovados em concurso público realizado no final do ano passado no estado de Roraima. Nos dois dias em que permaneceu em campo, a equipe solucionou os problemas de documentação dos professores das regiões até agora atendidas pela CCPY (Demini, Toototobi, Parawau, Homoxi, Alto Catrimani, Paapiu e Kayanau).

Os professores Yanomami participaram do processo seletivo destinado ao preenchimento de 214 vagas para docentes em língua indígena, realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Roraima. A relação de aprovados foi publicada no Diário Oficial do Estado em 26 de janeiro 2005, porém, os professores yanomami não haviam sido contratados, sob a alegação de que lhes faltavam os documentos exigidos. Com a iniciativa da CCPY, a dificuldade foi superada e os 16 professores Yanomami passaram a compor o quadro de docentes do governo estadual de Roraima.

A formação e a efetiva contratação destes 16 jovens professores yanomami em Roraima constitui um marco muito importante, pois vem coroar 10 anos de esforços do programa de educação da CCPY.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.