De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios da tribo Xocó ameaçados de morte na Ilha de São Pedro

20/11/1985

Fonte: Tribuna da Imprensa (Rio de Janeiro - RJ)



Documentos anexos


O conflito envolvendo os indígenas Xokó e fazendeiros da região, principalmente José Pacheco, está se tornando insuportável. Segundo o cacique da etnia, que está em Brasília buscando apoio, a Funai já foi informada por Pacheco acerca da compra de armamento para usar contra os indígenas, caso tentem ocupar suas terras. Além disso, o mesmo fazendeiro interditou o acesso à Ilha e o acesso ao terreno onde os indígenas realizam seus rituais, comprometendo a preservação da cultura dessa etnia. O cacique também está preocupado com o fato de não existir nenhuma delegacia da Funai em Sergipe, o que dificulta a comunicação dos indígenas com as autoridades do órgão.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.