De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

CCPY capacita professores Yanomami

29/05/2005

Fonte: Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR



Começa na segunda-feira, dia 30, o curso de Formação de Professores Yanomami, promovido pela CCPY (Comissão Pró Yanomami), com apoio da Funai (Fundação Nacional do Índio) e do NEI (Núcleo de Educação Indígena) da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (Secd).
O curso, que vai até o dia 1º de julho, será ministrado para 34 professores yanomami das regiões do Demini, Homoxi, Toototobi, Alto Catrimani, Paapiú, Kayanau, Parawau, Awaris e Alto Mucajaí, da Terra Indígena Yanomami/Roraima, com mais 10 lideranças yanomami convidadas.
O tema transversal do Curso é Água e o currículo contará com cinco módulos, que se desenvolverão de forma interdisciplinar: Pedagogia, História, Ciências Naturais, Geografia e Matemática.
Além de assessores e professores da CCPY, do NEI e consultores, doutores de outras instituições, a formação também contará com o apoio da Opirr (Organização dos Professores Indígenas de Roraima). Durante o evento será realizado um mini-curso de informática para professores yanomami.
Os curso de formação de Professores Yanomami, faz parte de um processo de Educação Indígena, específica e diferenciada, anseio pelos professores indígenas de todo Brasil. Hoje a Secretaria de Educação do Estado de Roraima conta com 16 Professores Yanomami contratados pelo processo seletivo, atuando em suas comunidades. Esse é o 5º Curso de Formação de Professores Yanomami. A abertura será realizada na Casa Hekura Yano, localizada na BR 174, defronte ao Distrito Industrial
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.