De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Morre a última guerreira Potiguara

17/05/2013

Autor: Humberto (Tiure)

Fonte: Blog do Humberto/Agência Dinheiro Vivo - www.advivo.com.br



É madrugada e a memória de uma pessoa me inquieta, me orgulha e me entristece, tirando meu sono.

Busco no arquivo de imagens e a encontro de sorriso aberto, segurando com o ante- braço o cabo da foice sobre o ombro, na mão seu inseparável cachimbo. No fundo, a picada da auto-demarcação do Territorio Potiguara que ela com seus braços fortes ajudara a abrir durante um ano.

Uma guerreira, uma líder, uma mãe que criara seus quatro filhos com o que plantava, colhia e pescava. Mãe solteira, levava os filhos prá onde ia. Na roça, no mangue pegando carangueijo, fazendo farinha ou no trabalho da picada.

Ao lado de Severino Fernandes (falecido em 2012) liderou o movimento de retomada das terras desmembradas pelo Exército em 1981.

"Meus filhos não vão trabalhar na cana de açucar, vão plantar o que comer" dizia contra a ameaça de ocupação do territorio para plantio da monocultura da cana.

Brava, participava na frente, dos enfrentamentos com invasores, não se intimidou com as tropas militares que invadiram a aldeia para liquidar o movimento.

Incansável na dança do Toré animava a participação das mulheres, com pintura e adereços.

Quando voltei ano passado, depois de 27 anos, ela já doente, debilitada, morando na mesma casinha de taipa me disse: "Meu filho, ainda bem que vc voltou, o povo precisa de animação" (se referia à retomada que iniciariamos logo depois), com dificuldade foi buscar algo, "nós não valhe mais nada" disse segurando firme sua aposentada foice.

Esta noite recebi a noticia que ela tinha partido, seu nome era Maria Foguinho. Morreu lúcida rodeada de amigos, filhos, netos e bisnetos, na aldeia S.Francisco, na Paraiba, onde sempre morou nos seus 80 anos de vida.

O povo potiguara perde sua última guerreira.

Sou um dos órfãos.

http://advivo.com.br/blog/humberto/morre-a-ultima-guerreira-potiguara
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.