De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Ex-vereador morre após ser picado por jararaca no interior do AC

14/02/2016

Autor: Iryá Rodrigues

Fonte: G1 - www.g1.globo.com



O ex-vereador e indígena João Sales Kaxinawá, de 61 anos, morreu na madrugada deste domingo (14) após ser picado por uma cobra jararaca. De acordo com a direção do Hospital da Família, no município do Jordão, distante 462 km de Rio Branco, o acidente ocorreu na sexta-feira (12), na aldeia onde o ex-vereador vivia, na zona rural do município.

Ele chegou a ser levado ao hospital do Jordão em um barco e após quase dez horas de atendimento médico, João Kaxinawá não resistiu.

O G1 conversou com o médico que atendeu o ex-vereador. Johnny Pino informou que o indígena chegou ao hospital por volta das 18h de sábado (13). Segundo o médico, ele foi picado por uma jararaca no pé esquerdo e só chegou ao hospital 24 horas depois do ocorrido.

"Ele já estava com problemas de hemorragia e pressão alta. Colocamos ele no leito e fizemos toda a medicação necessária. Embora o soro antiofídico só tenha maior efeito após as seis primeiras horas da picada, e já tinham transcorrido mais de 24 horas, nós aplicamos dez ampolas de soro", diz o médico.

Pino afirma ainda que chegou a solicitar o atendimento do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), mas o voo só chegaria ao município pela parte da manhã.

"O caso era grave.Tentamos controlar a respiração e ele saiu a primeira vez de uma parada respiratória, mas na segunda vez já não resistiu. Ele foi picado por um veneno letal e são coisas que infelizmente a gente não tem como reverter", conclui.

João Sales Kaxinawá foi eleito vereador do município do interior do Acre, Jordão, nas eleições de 2000. Cumpriu o mandato até 2004 pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Na época, ele foi eleito com 65 votos.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/02/ex-vereador-morre-apos-ser-picado-por-jararaca-no-interior-do-ac.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.