De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Suborno e morte ameaçam chefe da reserva xacriabá

27/05/1976

Fonte: Jornal do Brasil (Rio de Janeiro - RJ)



Documentos anexos


Em Itacarambi, Minas Gerais, Celio Horst, funcionário do posto invadido da Funai, foi procurado essa semana várias vezes por grileiros, que tentaram suborná-lo para que facilitasse a invasão e não denunciasse o contrabando de madeira da TI Xakriabá. Segundo ele, a invasão da TI é consequência do conflito pela posse da terra envolvendo os indígenas e fazendeiros e grileiros da região. O delegado regional da Funai de Montes Claros afirmou que o problema só será solucionado quando a terra for delimitada pelo órgão. A situação já está tranquila no município de São João das Missões, mas o delegado continua apurando a denúncia de que os policiais invasores teriam disparado rajadas de metralhadora contra o posto.
Em Brasília, a missão adventista que funciona no posto indígena de Fontoura, na Ilha do Bananal, defendeu-se contra as acusações da Funai, segundo as quais seus missionários estariam praticando discriminação racial contra a etnia Karajá.
Além disso, também em Brasília, ficou definido que durante cinco anos o Instituto de Medicina Preventiva, da Escola Paulista de Medicina, estudará o crescimento e o desenvolvimento de grupos de aproximadamente 200 crianças indígenas do Alto Xingu, através da aplicação de Cr$ 100 mil, já aprovada pelo Ministério da Saúde.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.