De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Índios brasileiros são aliciados pelas Farc

29/04/2003

Autor: Jailton de Carvalho

Fonte: O Globo (Rio de Janeiro-RJ)



Documentos anexos


O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, viajou para a região de Tabatinga, município do Amazonas, para inaugurar um posto da Polícia Federal na aldeia Tukano de Melo Franco, situada a 20 quilômetros de um acampamento das Forças Armadas Revoluconárias da Colômbia (Farc) em território colombiano. A instalação da base tem como objetivo inibir a atuação das Farc, que segundo o coordenador da Operação Cobra, delegado Mauro Sopósito, estariam aliciando, e em alguns casos, até sequestrando os índios Tukano e Maku no território brasileiro, para serem usados como soldados na guerrilha. A proposta da Polícia Federal não é um trabalho de convencimento ideológico dos índios para que não sejam cooptados pela guerrilha, mas sim estabelecer bases do estado brasileiro na região de fronteira, e deixar que os índios continuem se movimentando livremente. O delegado ainda informou que não há informações precisas sobre o número de índios que teriam sido levados pela guerrilha, mas que os relatos são frequentes, e que Tukano e Maku estariam sendo atraídos por ofertas de dinheiro ou retirados à força do território brasileiro para, depois de uma longa convivência com os guerrilheiros, abraçarem a causa das Farc.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.