De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Tribos indígenas querem ser nações independentes
02/05/1985
Fonte: Estado de Minas (Belo Horizonte-MG)
Documentos anexos
O coordenador geral da União das Nações Indígenas, entidade que congrega 48 das 180 nações existentes no Brasil, Álvaro Sampaio, da nação Tukano do Rio Negro, realizou uma proposta a respeito da organização política dos povos indígenas em relação ao Estado brasileiro na Nova República. Através da Assembleia Constituinte, as nações indígenas reivindicarão autonomia e organização política independente do Estado Brasileiro, com uma economia própria de uma civilização indígena. Dessa forma, como nações independentes, os assuntos de seus interesses seriam tratados diretamente com o Itamaraty, e não mais com o Ministério do Interior e a Fundação Nacional do Índio. A primeira medida a ser tomada seria, justamente, acabar com a Funai a fim de criar um conselho central, com os principais cargos reservados à indígenas, que, aproveitando a infraestrutura já existente, garantiria a demarcação das terras indígenas respeitando o direito de posse de cada nação.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.