De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Terenas vivem em desespero

15/02/1982

Autor: Denise Abraham

Fonte: Jornal do Brasil (Rio de Janeiro-RJ)



Documentos anexos


O cacique Mi'Hi da reserva indígena do município de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, denuncia a situação precária em que se encontram os 10 mil índios Terena que ali habitam. Segundo ele não há as condições necessárias para a produção de alimento, o que causa um alto índice de desnutrição e mortandade infantil. Com a fome, conta Mi'Hi, há índios invadindo fazendas vizinhas em busca de alimentos, o que já ocasionou na morte de dois pelo administrador de uma das propriedades. A situação se agrava ainda mais pelo falta de assistência médica nas aldeias, onde doenças contagiosas, como a tuberculose, atingem famílias inteiras, e, assim morrem anualmente na reserva cerca de 60 adultos e crianças. Segundo ele, tal denuncia já foi encaminhada junto a uma série de reivindicações à Funai, que nada fez.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.