De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Indígena do Amazonas ganha medalha internacional no tiro com arco

12/04/2016

Fonte: Portal Amazônia- http://portalamazonia.com/



O atleta indígena Nelson Silva (Inha) fez história no tiro com arco. O amazonense da etnia Kambeba ganhou a primeira medalha internacional do Projeto Arquearia Indígena, coordenado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Silva foi até a cidade de Phoenix, nos Estados Unidos, e conquistou o terceiro lugar da Copa Arizona de Tiro com Arco.

Nelson competiu no arco recurvo e garantiu o bronze para a seleção cadete do Brasil. O atleta só ficou atrás dos norte-americanos David Lee, campeão, e Trenton Cowles. No fim do ano passado, Nelson já havia feito história ao ganhar o título brasileiro da modalidade nas duplas mistas ao lado de Graziela Paulino, outra atleta indígena de destaque no Amazonas.

O arqueiro de apenas 15 anos ainda está no páreo para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Ainda faltam duas seletivas, e ainda que o amazonense tenha chance remota de classificação, o desempenho é considerado surpreendente.


Desafios internacionais


O bom resultado de Nelson nos Estados Unidos abre espaço para outros indígenas amazonenses também expandirem fronteiras. Em maio é a vez de Graziela Paulino competir fora do Brasil. A atleta terá uma competição na Turquia no dia 29 de maio.

O próprio Nelson também disputará um importante torneio internacional em maio. Ele, Gustavo Paulino e Dream Braga representam o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Tiro com Arco, em San Jose, na Costa Rica.



http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/esporte/indigena-do-amazonas-ganha-medalha-internacional-no-tiro-com-arco/?cHash=8db4fbc572915b348f269ba93c012c67
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.