De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Orquestra de Violinos do Povo Chiquitano estará na Aldeia de Vivência

18/04/2016

Fonte: UFMT - http://www.ufmt.br



Nesta terça (19), os não-índios de Cuiabá poderão conferir a arte, cultura, talento e, principalmente, o potencial para incrementar a economia de forma sustentável dos índios em Mato Grosso, na "Aldeia de Vivências", que acontece no Sesc Arsenal das 9h às 19h. Além da venda de biojoias, haverá e apresentação do Projeto 'Unhã - Vivência Intercultural da Aldeia Wede'rã, um momento de diálogo entre o Ministério da Cultura e os segmentos da música e audiovisual e uma apresentação da Orquestra de Violinos do Povo Chiquitano, para encerrar a programação.

A ação, que tem patrocínio do Ministério da Cultura (MinC) e realização da UFMT com apoio do Sesc Mato Grosso e Uniselva, vai trazer A Orquestra de Violinos da Aldeia Vila Nova Barbecho, do município de Porto Esperidião-MT, há 460 km de Cuiabá. A aldeia conta com 18 famílias somando um total de 83 pessoas, no qual 15 deles fazem parte da Orquestra, que é vinculada à Escola de Música Espírito Santo de Chiquitos no Brasil. O grupo teve início em 2009, com um projeto organizado pelo povo Chiquitano e a equipe "Chiquitano de Solidariedade" (um grupo de missionários e leigos).

Os organizadores contam que o grupo surgiu como um incentivo às músicas tradicionais Chiquitanas, músicas sacra e barroca. Atualmente as músicas são apresentadas com violinos, caixas, bombo (instrumento tradicional Chiquitano), violão e violoncelo e a ideia de se realizar a junção desses diferentes instrumentos tem o objetivo de reforçar a identidade da etnia Chiquitano. O grupo é composto por 15 membros, sendo dois coordenadores e um maestro (professor). O maestro é Lorgio Martinez Pereira, chiquitano bilíngue, oriundo de Santa Ana na Bolívia, ficando 15 dias na aldeia, onde realiza os trabalhos com a Orquestra e 15 dias em sua cidade natal.



http://www.ufmt.br/ufmt/site/noticia/visualizar/28274/Cuiaba
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.