De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Os índios do Jaguaribe, os tremembé e os tapeba

21/10/1994

Autor: CUNHA, Manuela Carneiro da

Fonte: Folha de S. Paulo (São Paulo - SP)



Documentos anexos


Artigo de Manuela Carneiro da Cunha sobre as declarações do cientista político Hélio Jaguaribe a respeito da questão indígena. A autora utiliza o exemplo dos índios do Ceará para desmentir a posição manifestada por Jaguaribe. Segundo Carneiro da Cunha, o discurso do progresso fundamentou o uso da força para invadir povos e destruir civilizações.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.