De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Cristal causa guerra entre índios e brancos

22/12/1999

Fonte: Jornal de Brasília (Brasília-DF)



Documentos anexos


O cristal, uma drusa de quartzo de 2,5 mil toneladas, causou uma briga, que já foi para na justiça, entre David Terena, presidente da ONG Instituo Americano de Culturas Índias do Brasil, e Emiliano Santos. Segundo Terena, Emiliano teria combinado, apesar de não existir nenhum documento, repassar à sua ONG metade do preço da venda da pedra por ter comandado o ritual do batismo da peça, que serviria para que o cristal fosse vendido rapidamente. Contudo, o cristal não foi vendido em nenhum dos leilões, e assim Terena está cobrando uma indenização de R$ 500 mil na Justiça sob a alegação de danos morais e materiais pelo uso indevido da imagem do índio sem ter pagado por isso. Terena ainda afirma que o minerador havia prometido pagar R$ 200 a cada índio que participou do ritual, fato que não se consumiu.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.