De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Secretaria de Educação promove formação com professores indígenas

29/04/2016

Fonte: Aqui Acontece - http://aquiacontece.com.br/



Educadores que atuam nas 17 escolas indígenas da rede pública estadual participaram durante esta semana de uma formação para discutir a construção dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das unidades de ensino e currículo escolar. Realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o encontro se encerra nesta sexta-feira (29) com a realização do Fórum de Educação Indígena.

O encontro contou com a presença de representantes dos seguintes povos indígenas: Wassu Cocal, de Joaquim Gomes; Xucuru-Kariri, de Palmeira dos Índios; Kariri-Xocó, de Porto Real do Colégio; Karapotó, de São Sebastião; Aconã, de Traipu; Geripancó, de Pariconha; Koiupanká, de Inhapi; Kalankó, de Água Branca; Karuazú, de Pariconha; Pankararu, de Delmiro Gouveia e Tingui-Botó, de Feira Grande.

"Realizamos este encontro com imensa alegria, pois se trata de um evento voltado à ação pedagógica e, como educadores, precisamos constantemente refletir e reciclar nossas práticas em sala de aula", destaca o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa.


Planejamento


A elaboração do PPP foi uma das principais pautas do encontro. O documento é uma ferramenta imprescindível no planejamento da escola, pois engloba, dentre outros aspectos, o seu papel social, contexto institucional e legal, currículo, avaliação e formação de professores.

Os educadores presentes ao evento aprovaram a iniciativa. "Para nós, representa um progresso termos uma formação abordando PPP e currículo no âmbito da educação indígena", diz Jacilânia Mota, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Indígena Cacique Alfredo Celestino, a qual atende a comunidade Xucuru-Kariri, em Palmeira dos Índios.

Igor Herbert, coordenador pedagógico da Escola Estadual José Máximo de Oliveira, que atende a comunidade Wassu Cocal, de Joaquim Gomes, tem opinião similar. "Esta formação está sendo muito proveitosa, pois, além de termos a integração de vários povos indígenas, estamos aprendendo mais sobre PPP e vendo que se trata de um procedimento que é menos difícil do que parece", avalia.



http://aquiacontece.com.br/noticia/2016/04/29/secretaria8203-de-educacao8203-promove-formacao-com-professores-indigenas
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.