De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Funai reconhece que País viola direitos dos índios
08/10/1992
Fonte: Correio Braziliense, p. 16 (Brasília - DF)
Documentos anexos
O presidente da Funai, Sidney Possuelo, afirmou que concorda com o relatório divulgado pela Anistia Internacional, que acusa o Brasil e outros países latino-americanos de violação dos direitos humanos contra os povos indígenas. Possuelo afirmou que a Funai tem buscado conter a violência contra os indígenas, no entanto, o país atravessa uma situação difícil. No que diz respeito às mudanças promovidas pelo ministro da Justiça, Maurício Corrêa (PDT-DF), o órgão não será afetado e, ao que tudo indica, Possuelo continuará como presidente. O ministro, porém, manifestou preocupação com a demarcação de TIS, cujo prazo estabelecido pela Constituição termina em 1993, e com a situação dos Yanomami, cuja terra tem sido invadida por garimpeiros. A notícia também traz mais informações sobre o movimento internacional promovido pela Anistia, organizações indigenistas e lideranças indígenas pelo fim da violência contra os povos ameríndios.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.