De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
A visão fragmentada da escola
18/08/1991
Autor: BETTO, Frei
Fonte: Diário Popular (São Paulo - SP)
Documentos anexos
O autor do artigo, Frei Betto, comenta o processo de ensino da sociedade nacional através ótica da divisão social do trabalho, o que faz com que, portanto, seja admissível que o cotidiano indígena não conte com um momento escolar separado das outras esferas da vida. O resultado dessa divisão cartesiana e funcionalista, presente no primeiro caso, para Frei Betto é o processo de fragmentação da realidade. O artigo aborda problemáticas presentes nessa forma de educação, utilizando o exemplo indígena justamente como um contraponto.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.