De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

Projeto Aplauso leva oficina cultural para índios Xavante

25/08/2005

Fonte: Midianews-Cuiabá-MT



O som alto tocando músicas como pop rock e black music revelam que na aldeia Xavante, localizada na reserva de Sangradouro, no município de General Carneiro (a 449 km de distância de Cuiabá), o costume do homem branco se espalhou pelos jovens da aldeia. Com o avanço das tecnologias, manter as tradições e a cultura indígena tem sido um desafio para o povo Xavante.

Os sons dos animais tocados por meios de objetos artesanais como flautas, feitos pelos próprios índios, cedem espaço para os aparelhos eletrônicos. O futuro da nação Xavante preocupa os velhos índios da aldeia, como são carinhosamente chamados.

Para tentar conter a dissipação da cultura Xavante, os velhos da aldeia perseguem por meio da educação o fortalecimento dos rituais. Por meio do projeto Aplauso, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), eles tiveram a iniciativa de ministrar palestras para os jovens, passando os ensinamentos dos antigos como os rituais, o comportamento, a convivência com o homem branco, os valores, religiosidade, e a vida pós-moderna.

A palestra foi ministrada para os jovens índios que estão em fase de iniciação social - conjunto de cerimônias e ritos chamados de "Danhono". Ao todo, 100 alunos da Escola Indígena Estadual São José de Ensino Fundamental e Médio participam das atividades que visam preservar os costumes indígenas. Entre eles, está o índio Jonathan Oware que achou a experiência importante para quem inicia uma nova fase. "As lembranças do velho ajuda o índio novo a preservar a cultura para as gerações que virão", disse

EDUCOM.RADIO - Na aldeia Xavante, a Seduc ainda desenvolve o projeto Educom.Centro-Oeste em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Núcleo de Comunicação e Educação, o Ministério de Educação e Cultura (Mec).

Na última semana, durante dois dias, ocorreu a capacitação dos alunos índios que vão desenvolver o projeto Educom.rádio na escola. Um grupo de 20 estudantes será responsável pelo programa. Até agora 16 escolas estaduais já estão utilizando a rádio como um reforço a educação.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.