De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

ONU acusa Temer de abrir portas a genocídio indígena

19/05/2016

Fonte: Carta Maior - http://cartamaior.com.br



Durante a 15ª Sessão do Fórum Permanente da ONU sobre as questões indígenas (UNPFII), a filipina Victoria Tauli Corpuz teceu duras críticas ao governo interino de Michel Temer (PMDB) face à extinção do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, e também à nomeação para o executivo de políticos anti-indígenas.

Em causa estão ministros como Blairo Maggi (PP-MT), com a pasta da Agricultura, que é apontado como o maior plantador de soja do mundo, Alexandre de Moraes, ministro da Justiça, que já anunciou que pode rever demarcações de terras indígenas, e Romero Jucá (PMDB-RR), responsável pelo Planeamento e autor de um projeto de lei que visa autorizar a mineração em terras indígenas. Jucá é, inclusive, acusado publicamente pelo chefe Yanomami Davi Kopenawa de participar da exploração ilegal de ouro na Terra Indígena Yanomami.

A relatora especial da ONU para os direitos indígenas alertou para o risco de violência, violações de direitos e, inclusive, para a possibilidade de esse processo ter um efeito genocida.



http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/ONU-acusa-Temer-de-abrir-portas-a-genocidio-indigena/4/36138
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.