De Povos Indígenas no Brasil

Notícias

MEC quer Estado como gestor, mas educadores preferem os municípios

20/11/1997

Fonte: Diário de Cuiabá (Cuiabá - MT)



Documentos anexos


O texto do capítulo indígena do PNE apresenta controvérsias e polêmicas. A representante do Comitê Nacional de Educação Indígena, Nietta Monte, em Cuiabá (MT), falou sobre o assunto durante a Conferência Ameríndia de Educação Indígena e o Congresso de Professores Índios, eventos realizados simultaneamente. Um dos pontos que gerou descontentamento por parte de educadores diz respeito a estadualização da educação nas aldeias. Este e outros aspectos foram comentados e rebatidos por Nietta Monte.

O professor Bartolomeu Meliá, em palestra concedida à Conferência Ameríndia de Educação, defendeu que a escola tenha sido a grande responsável pela degradação cultural e linguística dos indígenas, destacando três fatores que levaram a isso: o desrespeito à língua, a homogeneização do currículo e a má formação de professores.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.