De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Entidades indígenas denunciam truculência e exigem direitos

11/09/2005

Autor: Josafá Batista

Fonte: A Tribuna-Rio Branco-AC



Povos indígenas de todo o Acre assinaram nesta semana um manifesto entregue ao poder público, exigindo o reconhecimento de direitos e providências imediatas para apurar crimes supostamente cometidos pelo Ibama, Polícia Militar e Exército. A carta é assinada por nove entidades ligadas aos direitos dos povos indígenas.

Segundo a carta, policiais, soldados e agentes ambientais teriam destruído casas, escolas e postos de saúde do povo Nukini, na Serra do Divisor, durante o cumprimento de um mandado judicial de reintegração de posse para o próprio Ibama. As entidades classificaram a medida de absurda e inaceitável.

"Eles se aproveitaram da ausência dos nossos parentes para demonstrar uma coragem que jamais teriam se os Nukini estivessem lá. Isto é inaceitável, principalmente no Estado da Florestania", denuncia Manoel Kaxinawa, coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Acre (Opin), uma das entidades envolvidas.

As entidades também repudiaram a absolvição do policial militar Rossini José de Moura, a quem acusam de matar o líder indígena Raimundo Silvino Shanenawa com um tiro na cabeça. A carta também exige a conclusão do processo de demarcação de 13 terras indígenas e a revisão dos limites de outras seis, além do planejamento das ações a serem desenvolvidas nessas terras e em outras, com a implantação dos estudos de impacto ambiental.

A carta também condena a conclusão do asfaltamento da BR-317, no trecho entre Rio Branco e Boca do Acre, sem o EIA-Rima da obra. Os povos indígenas desconfiam que a falta desse documento possa afetar as terras indígenas do povo apurinã, localizadas nos quilômetros 45 e 124.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.