De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Brasil projeta museu aberto do descobrimento

15/11/1993

Fonte: O Estado de S. Paulo (São Paulo - SP)



Documentos anexos


Para a data de 500 anos da chegada da colonização ao Brasil, a Fundação Quadrilátero está projetando um museu aberto e um espaço específico para pensar o país, localizado no litoral da Bahia, região em que se deu a singradura da frota de Pedro Álvares Cabral no ano de 1500. A intenção é que os visitantes possam ter a mesma visão dos navegadores. O Projeto Quadrilátero prevê a construção de um "laboratório social" que atue nas áreas do ambiente à saúde, passando pela educação. O Ilhéu da Coroa Vermelha, local em que foi realizada a primeira missa, possui uma favela indígena. Há uma proposta de recuperação da área para a instalação de um auto do descobrimento que, periodicamente, encenaria a descoberta do Brasil.
Historiadores apresentam controvérsias em relação a descoberta do Brasil, o fato se configuraria para alguns enquanto uma ficção política.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.